
-
Arquitetos: Bona fide taller
- Área: 10 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Oleh Kardash Horlay

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois pavilhões, estruturas cujo tamanho e perfurações evocam as formas dos queimadores de palha ou pequenos galpões de ferramentas. Espaços preliminares rústicos. Salas ao ar livre alinhadas diretamente às marcas existentes dos canais de irrigação que formam sua base e irrigam os campos do norte de Valência, Espanha.

Este projeto é o resultado de uma iniciativa para destacar o valor cultural e agrícola da l'Horta Nord em Valência, engajando-se em um diálogo íntimo com as marcas históricas do local e utilizando a cerâmica como elemento unificador. O bloco cerâmico instalado como um tramado foi desenvolvido especificamente para este projeto pelo Bona fide taller em estreita colaboração com a Nuet Ceramica. As perfurações em forma de cruz filtram a luz, o ar e a visão, alternando em um conjunto de duas peças com padrões mais estreitos e mais largos.


A disposição e as perfurações do bloco cerâmico primário moldam as paredes, complementadas por uma série de elementos cerâmicos secundários — blocos em colmeia, tijolos mecanizados, telhas planas. Essas peças adicionais costuram os batentes das aberturas, encaixam as vigas pré-fabricadas, amarram a treliça ou alinham as fileiras de blocos com os canais de irrigação.

O piso apresenta um patchwork de perfis cerâmicos provenientes dos biocos de extrusão e exibe figuras complexas — uma etapa intermediária de produção onde perfis emparelhados e elementos auxiliares garantem o manuseio adequado, secagem e queima. Esses "pavimentos" capturam a riqueza estética do processo de fabricação.

























